Notícias

16
MAR
Como é a definição
de uma carga indivisível pelo DNIT e DER-SP

O transporte de cargas indivisíveis é complexo e exige muitos cuidados na hora de realizar a operação. A lei estabelece que nenhum caminhão pode realizar o transporte nas rodovias sem estar devidamente equipado e seguir à risca as normas de segurança necessárias. Apesar disso, quando falamos de legislação, elas podem mudar e, inclusive, confundir na hora de realizar o transporte. 

 Conheça as duas principais leis e suas definições: 

Definição pelo DNIT e DER-SP 

De acordo com a resolução Nº 1, de 6 de janeiro de 2020 do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a carga indivisível pode ser definida como toda carga unitária que, quando carregada, tenha peso ou dimensões excedentes aos limites regulamentares, ou quando o transporte necessita do uso de veículos especiais com capacidade de carga e direção apropriadas

Já no caso do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo), conforme a portaria SUP/DER-064-21/12/2016, a carga indivisível é toda carga constituída por uma única peça, equipamento ou máquina. 

Nos dois casos, é possível notar que as afirmações possuem diferenciais e até contradições, já que no DNIT não é totalmente correto afirmar que toda carga indivisível é unitária. E no caso do DER-SP, o órgão também se precipita ao falar somente que a carga indivisível é constituída por uma única peça, sem fazer citações ou considerações sobre o peso e dimensões que podem e, muito, interferir durante o transporte. 

Ou seja, ambas não são muito claras quando o assunto é peso, o que por vez pode provocar ocorrência de acidentes ou imprevistos na estrada, por exemplo: dentro da lei, uma carga está sendo transportada em um carreta convencional porque não passava o excedente dos limites dimensionais regulamentares, mas, ao escolher esse meio de transporte, os envolvidos não levaram em consideração o peso por metro linear e, no meio do caminho, a carga acaba pesando demais e causando danos no veículo e impedindo que a viagem prossiga, atrasando assim a entrega. 

Mas como evitar que essa ou outras situações ocorram então? É preciso contar com uma logística especializada, capaz de avaliar peso, tamanho e outras dimensões para, só assim, definir o melhor equipamento que irá realizar o transporte. 

A Transremoção é especialista no transporte de cargas indivisíveis e conta com uma logística especializada no desenvolvimento de estudos técnicos para viabilizar as operações de modo seguro e econômico, conforme a necessidade da sua empresa.

Entre em contato e conheça mais! 

Autor (a): Transremoção
Deixe seu comentário
Mais notícias
Transportando há
mais de 4 décadas
Quais as
principais vantagens da nossa logística?