Notícias

03
NOV
Para que serve e qual a
sua aplicação na elaboração de um estudo de rigging?

O estudo de rigging consiste na simulação da operação de movimentação ou elevação de cargas, antes que ela seja efetivamente realizada. Essa simulação se dá por um desenho com todas as vistas necessárias e outros detalhes do procedimento, e pode conter também memoriais de cálculo e memoriais descritivos.

Quando esse estudo é realizado, eventuais interferências e obstáculos que poderiam prejudicar o procedimento serão verificados, assim como quaisquer outros elementos presentes na área do serviço. A realização do estudo de rigging garante que o uso de guindastes não crie nenhuma situação de risco, e evita prejuízos causados por danos às ferramentas, ao equipamento ou à saúde e segurança dos colaboradores.

Estudos de rigging com planos de içamento são imprescindíveis para a liberação da movimentação de carga junto aos clientes. Consta neste documento as movimentações a serem executadas conforme as informações dos objetos (medidas e pesos) e com a situação de trabalho (raio de operação) para dimensionamento correto dos equipamentos a serem utilizados. 

Com isso, é possível realizar uma avaliação da viabilidade do uso do equipamento proposto e acessórios. Evitando assim que a operação seja comprometida pela incapacidade do equipamento, comprometendo o prazo por consequência de algo não planejado.

A importância desse tipo de estudo é traduzida em números que expressam uma considerável redução nos casos de acidentes e de tempo gasto para o replanejamento das operações. 

A Transremoção sempre realiza uma vistoria completa junto a um supervisor de operações para garantir a total segurança e integridade, tanto da carga quanto das pessoas envolvidas no processo. Entre em contato e solicite nossos serviços.

Autor (a): Transremoção
Deixe seu comentário
Mais notícias
Cuidados com o
transporte de cargas perigosas e excedentes
Equipe especializada
no serviço de Logística Integrada