O transporte de cargas indivisíveis deve ser feito por um profissional especializado. Isso se deve ao alto grau de complexidade que a carga exige em todo o percurso de transporte.
Confira as regras aplicáveis para realizar essa modalidade:
Dimensão e peso de carga
Comprimento: O comprimento máximo para o transporte de cargas indivisíveis é de 25 metros, incluindo o comprimento do veículo de transporte.
Largura: A largura máxima permitida é de 3,20 metros, incluindo a carga e os equipamentos de transporte.
Altura: a altura máxima permitida varia de acordo com a categoria da rodovia e o tipo de veículo usado. Em geral, o peso varia entre 45 e 74 toneladas.
Restrição de horário
O horário é fundamental nesse conceito, já que só é permitido circular com o veículo durante o amanhecer ou pôr do sol nos sábados, domingos e feriados.
Taxas aplicadas
A Taxa de Utilização de Via (TUV) é uma taxa obrigatória que deve ser paga pelos transportadores antes do início do transporte de carga.
Assim, o valor varia conforme a distância percorrida, a tonelagem da carga e a categoria da rodovia.
Autorizações especiais
No Brasil, a autorização especial para o transporte de cargas indivisíveis é a Autorização Especial de Trânsito (AET).
Essa documentação é necessária para o transporte, devido às suas dimensões e peso acima do limite permitidos para o trânsito normal de veículos na estrada.
Aqui na Transremoção nós temos todos os equipamentos necessários para realizar o transporte de cargas indivisíveis, além de uma equipe altamente capacitada.
Comentário enviado com sucesso!
Obrigado.