Notícias

29
SET
Transporte e
descarga de cargas excedentes

Quando temos cargas que não podem ser separadas para o transporte, como peças unitárias de grande porte que necessitam de um cuidado especial na movimentação, nós damos o nome de cargas excedentes. Outro motivo para elas receberem esse nome se dá pelo fato de que elas são maiores que o compartimento do veículo que irá transportá-la.

O principal ponto a se atentar nesse caso é na legislação, pois há algumas questões específicas que precisam ser analisadas para melhorar a logística desse serviço.

Autorização Especial de Transporte (AET)

Se trata de um documento obrigatório que o caminhoneiro deve portar para realizar a entrega da carga. No caso de veículos especiais, a autorização é válida por 90 dias, no entanto, é importante ressaltar que ela só pode ser usada para uma viagem com rota já definida e informada ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – incluindo o retorno do caminhão vazio ao ponto de origem.

Adaptações no Veículo

Essa etapa é necessária para que se reduza os riscos e se aprimore a qualidade do transporte. O caminhão precisa ter estruturas e potência motora com a força de tração necessária para conseguir se locomover. Outro ponto a se ressaltar é que o DNIT tem autorização para realizar inspeções prévias para conferir os pesos e dimensões tanto da carga, quanto do veículo solicitante da AET.

Horários Permitidos

O transporte desse tipo de carga pode ser realizado do amanhecer ao pôr do sol, inclusive nos fins de semana e feriados, contanto que haja condições favoráveis ao tráfego. Durante a noite, a locomoção só é autorizada se houver diversas pistas e com separação física entre elas, além de o veículo não exceder os limites da AET.

Plano de Contingência em Caso de Acidentes

No caso de ocorrência de acidentes no percurso, o transportador deve sinalizar a via e remover a carga em tempo hábil, a fim de evitar problemas no fluxo dos veículos. As consequências da falta de um plano de contingência que acarrete na interrupção do tráfego por mais de 24 horas pode resultar em uma advertência ao transportador.

Tarifa de Utilização da Via (TUV)

Caso o peso bruto tanto dos veículos comuns, quanto dos veículos especiais ultrapassem 74 toneladas, eles devem pagar a taxa de utilização da via. Ela é calculada considerando a distância a ser percorrida, incluindo a volta. Essa taxa isenta o transportador de receber multas por excesso de peso, porém, a carga transportada precisa estar de acordo com a AET emitida.

Sinalização dos Veículos

O veículo deve estar munido de uma placa traseira de advertência visível e clara para alertar os outros motoristas que passarem pelo seu caminho.

Necessidade de Escolta

Em alguns casos pode haver a necessidade de escolta durante o transporte da carga. Ela seria realizada por veículos auxiliares que servem para sinalizar o serviço e garantir que ele ocorra da melhor forma possível. Quem determina se há de fato essa necessidade é a autoridade competente para emitir a AET. Para isso, são observados critérios como as dimensões e o peso do veículo.

O transporte de cargas excedentes envolve um processo bastante complexo e de diversas etapas. Por isso, conte com uma empresa que é especializada nesse tipo de serviço de ponta a ponta. Entre em contato com a Transremoção e saiba mais detalhes de como realizar o seu transporte de cargas excedentes.

Autor (a): Transremoção
Deixe seu comentário
Mais notícias
Rastreamento em todo
o trajeto - Compromisso com sua carga
Tenha um planejamento personalizado para
o seu negócio - Solicite o seu orçamento